Teste rápido de HIV, PEP e PrEP são disponibilizados em Salvador gratuitamente; saiba como ter acesso

Parede branca com o nome SUS

cOMPARTILHE:

O vírus do HIV é uma ameaça global à saúde pública que persiste há décadas. No entanto, avanços notáveis foram feitos no campo da prevenção e tratamento graças as estratégias inovadoras da Organização Mundial de Saúde – como a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) que possibilita prevenir o vírus após o contato direto.

A PEP é uma intervenção crítica para pessoas que podem ter sido expostas ao HIV. Ela envolve o uso de medicamentos antirretrovirais por um período limitado, geralmente 28 dias, após uma possível exposição ao vírus, como um acidente com uma agulha contaminada ou sexo sem proteção com um parceiro de status desconhecido. O tratamento com PEP pode efetivamente prevenir a infecção pelo HIV se iniciado dentro de 72 horas após a exposição. A conscientização sobre a PEP e seu acesso rápido são essenciais para maximizar sua eficácia, comparecendo a qualquer posto de saúde e relatar o ocorrido.

Já a PrEP, por outro lado, é uma estratégia de prevenção de longo prazo para indivíduos que apresentam risco constante de exposição ao HIV, como quem tem muitos parceiros sexuais durante o ano. Ela envolve a tomada de um medicamento antirretroviral, geralmente diariamente, por pessoas soronegativas (que não foram contaminadas) para evitar qualquer infecção pelo HIV. A PrEP demonstrou ser altamente eficaz quando tomada consistentemente, reduzindo o risco de infecção significativamente – sendo uma ferramenta valiosa para casais sorodiscordantes (entre uma pessoa contaminada e outra não), profissionais do sexo e outros grupos em alto risco.

Onde encontrar os medicamentos gratuitamente

Enquanto a prevenção é crucial, o tratamento eficaz do HIV também é fundamental. O uso de coquetéis antirretrovirais melhorou significativamente a qualidade de vida das pessoas com o HIV, permitindo que muitas delas alcancem uma carga viral indetectável, tornando-as intransmissíveis. Além disso, medicamentos de ação prolongada, como injeções mensais, têm se mostrado promissores na simplificação do tratamento. Estudos demonstram que o HIV é uma luta que afeta a todos e a combinação de medicamentos é uma parte crucial na busca pela erradicação desta doença em todo o mundo. A educação, a prevenção e o tratamento eficaz do HIV são elementos vitais na promoção da saúde global e da igualdade para todos.

Em Salvador, diversos pontos foram elaborados para suprir essas demandas, disponibilizando tanto a PEP, como a PREP: o SAE Marymar Novais, localizado na Rua Arthur Bernades, número 01, Dendezeiros, e o SEMAE Liberdade, localizado na Rua Domingos Requião, S/N, Liberdade. Também podendo efetuar teste rápido de HIV e outras ISTs na localidade.

Além disso, quem realiza o acompanhamento por plano de saúde, também pode retirar PrEP gratuitamente pelo SUS na Unidade de Dispensação de Medicamentos (UDM) que fica na Avenida Jequitaia, Nº 40 – Edf. Conde dos Arcos, Comércio, próximo à praça Marechal Deodoro – Praça da mãozinha.

Vale ressaltar que a PEP (profilaxia pré-exposição ao HIV), outro método de proteção ao HIV, que pode ser utilizado em até 72 após uma exposição de risco, como sexo sem preservativo ou acidente ocupacional, está disponível 24 h por dia em 05 UPAS do município UPA Dr. Hélio Machado (todas idades), UPA Vale dos Barris (todas as idades) UPA Valéria (maiores de 12 anos) UPA Adroaldo Albergaria (maiores de 12 anos) PA Dr. Alfredo Bureau (maiores de 12 anos).

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.