Vacina contra dengue será oferecida em 2024 pelo SUS, afirma Ministra da Saúde

Pessoa sendo vacinada

cOMPARTILHE:

O Ministério da Saúde optou por integrar a vacina Qdenga, contra a dengue, ao Sistema Único de Saúde (SUS). A ministra Nísia Trindade anunciou na última quinta-feira (21) que a imunização com esse novo produto está programada para iniciar em fevereiro de 2024.

A Qdenga (TAK-003), desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, obteve aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano. Até então, a única vacina contra a dengue disponível no Brasil era a Dengvaxia, produzida pela empresa francesa Sanofi Pasteur. No entanto, essa vacina é recomendada apenas para quem já teve contato com o vírus da dengue, visando proteger contra uma possível segunda infecção, que pode ser mais severa e levar à morte.

A novidade da Qdenga é que não há distinção entre aqueles que tiveram ou não dengue, contanto que estejam na faixa etária de 4 a 60 anos, conforme estipulado pela agência reguladora para a aplicação das doses. Inicialmente, de acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação não será amplamente difundida: o SUS disponibilizará 6,2 milhões de doses ao longo de 2024. Com a administração em duas doses, cerca de 3,1 milhões de pessoas poderão ser vacinadas.

O cronograma de entrega proposto pela fabricante para as doses da vacina inclui 460 mil doses em fevereiro, 470 mil em março, 1.650 milhão em maio e agosto, 431 mil em setembro, e 421 mil em novembro. Sem entrar em detalhes, o Ministério da Saúde indicou que, inicialmente, a vacinação se concentrará em “públicos e regiões prioritárias”.

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.