O Ministério da Saúde anunciou que 115 cidades da Bahia já começaram a administrar doses da vacina contra a dengue, com a aplicação prevista para a primeira semana de fevereiro em mais de 500 cidades e 16 estados brasileiros.
Dentre as cidades baianas que receberam as doses estão Salvador, Feira de Santana, Barreiras, Jequié, Itabuna e Ilhéus. O iBahia tentou obter informações adicionais sobre a distribuição das doses e os municípios envolvidos, entrando em contato com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
Devido à baixa capacidade produtiva do imunizante, o Brasil prevê vacinar aproximadamente 3 milhões de pessoas em 2024. A prioridade inicial será para crianças e adolescentes, sendo o Brasil o primeiro país a oferecer esse imunizante na rede pública.
A aplicação da vacina Qdenga, desenvolvida pelo laboratório Takeda Pharma, não será em larga escala inicialmente. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilizará 6,2 milhões de doses ao longo de 2024. Com um esquema de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas, cerca de 3,1 milhões de pessoas poderão ser imunizadas este ano, direcionadas a “públicos e regiões prioritárias”.
A distribuição das doses seguirá um cronograma ao longo do ano, de acordo com o calendário fornecido pelo fabricante. Espera-se a entrega de 460 mil doses em fevereiro, 470 mil em março, 1,650 milhão em maio e agosto, 431 mil em setembro e 421 mil em novembro.
A vacina Qdenga TAK-003, desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. Este imunizante contém vírus vivos atenuados da dengue, proporcionando resposta imunológica contra os quatro sorotipos do vírus.