Uso irregular de novas tecnologias provoca deformidades na coluna vertebral

cOMPARTILHE:

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas no mundo tem, tiveram ou terão dores nas costas. Sobrepeso, má postura e o uso inadequado das tecnologias como tablets, celular e laptop, têm provocado problemas na coluna na população como protusões, hérnias e escolioses etc. O ortopedista e traumatologista com especialização em cirurgia da coluna vertebral pela USP/RP, Thiago Dantas Matos  esclarece sobre o assunto.

1. Quais os principais problemas que acometem a coluna vertebral nestes novos tempos?

 A hérnia de disco é um dos maiores problemas que acomete a população atualmente. É o diagnóstico mais comum entre as anormalidades degenerativas da coluna lombar, sendo a principal causa de cirurgia da coluna vertebral. Sua incidência é principalmente entre a quarta e quinta década de vida, apesar de poder aparecer em qualquer idade. Por ser tão comum, chega a ser considerada um problema de saúde mundial, em decorrência de incapacidade que gera. Estimasse que 30 a 40% da população mundial sofre de  alguma vez dor ciática.

2. Quais as principais queixas da população?

 Sem dúvida a dor lombar ou lombalgia.  Um artigo publicado pela revista The Lancet -2018 foi avaliado a incidência, prevalência e anos vividos com incapacidade para 354 condições médicas, em 195 países, descobriu- se  que a dor lombar é a principal causa de perda de produtividade mundial medida em anos, e a principal causa de anos vividos com incapacidade em 126 países.

Entretanto, devido ao uso inadequados do celular e laptop há um aumento da incidência de paciente com queixas de dores cervicais (cervicalgia). Também conhecida como ‘Síndrome de Pescoços de Textos’, está relacionada a má postura durante o manuseio desses aparelhos, em geral com a cabeça flexionada para baixo, na direção do queixo, e faz com que uma grande quantidade de peso seja depositada sobre toda a coluna, gerando dor no pescoço, tensão muscular e rigidez.

3. Nem sempre a cirurgia é a melhor opção. Quando uma pessoa deve operar da coluna?

Quando o paciente descobre que tem hérnia de disco, muitas vezes vem ao consultório desesperado. Primeiro precisamos entender a natureza da história da hérnia de disco. A hérnia de disco é causada na maioria das vezes por uma alteração de envelhecimento do disco intervertebral, com isso, todas as pessoas em algum momento de sua vida pode apresentar hérnia de disco, porque envelhecer é natural. Estudos mostram que 25 a 30% da população podem ter hérnia de disco e serem assintomáticos.

Sendo a história natural da hérnia de disco benigna na maioria dos casos, o tratamento inicial vai ser conservador: medicações (orais, injetáveis ou infiltrações), fisioterapia, acupuntura, RPG, e outros. Esse tratamento apresenta bons resultados, em torno de 80 a 90%, devendo ser usado, pelo menos, de quatro a seis semanas, dependendo de vários fatores, principalmente da tolerância do paciente à dor e do comprometimento neurológico.

Devemos  recorrer ao tratamento cirúrgico da hérnia de disco para pacientes que não responderam bem ao tratamento conservador, chamado de falha do tratamento conservador (não regressão do quadro álgico, persistência e/ou progressão do déficit neurológico e crises repetitivas de lombociatalgia), ou àqueles pacientes que apresentaram uma alteração neurológica de forma grave, que deve ser indicado a cirúrgica como primeira escolha. Assim, é importante que seja avaliado cada caso de forma individual por um médico especialista em coluna.

4. A cirurgia devolve qualidade de vida ao paciente?

Sim. Atualmente a medicina avançou muito no tratamento cirúrgico da hérnia de disco, com técnica minimamente invasiva. A cirurgia para a hérnia de disco pode ser realizada em Day-Hospital, e o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia. Hoje, com o avanço da cirurgia endoscópica de coluna, é possível com um corte de menos que 1 cm realizar a retirada da hérnia de disco do paciente. O procedimento pode ser feito com anestesia local e sedação ou anestesia geral (dependendo de cada caso). Todo procedimento é realizado com o auxílio de uma câmera de alta resolução que amplifica a imagem e proporciona ao cirurgião uma visão melhor para a retirada com segurança da hérnia de disco.

5.Muitos jovens têm procurado cedo tratar de dores nas costas, isto tem a ver com postura de vido ao uso inadequado de celulares, tablets e laptops?

Sim. O uso irregular (ergonomicamente) e muitas vezes excessivos dos celulares, tablets e laptops está gerando uma epidemia de pacientes jovens com dores na coluna vertebral.  A postura errada desses jovens, muitas vezes sem apoio das costas na cadeira, com uma flexão do dorso e da cervical, com o queixo inclinado em direção ao tórax (olhando para baixo) faz com que uma grande quantidade de peso seja depositada sobre toda a coluna, gerando dor no pescoço e na lombar, tensão muscular e rigidez. Essa carga excessiva e irregular por um período prolongado pode levar a uma degeneração do disco intervertebral de forma precoce, o que pode predispor ao aparecimento de hérnia de disco e artrose das articulações facetarias.

6.Quais as orientações e conselhos que você prescreve?

Acredito que um conselho que a maioria dos médicos gosta de falar para os pacientes: atividade física. O aumento da atividade física, além da melhora dos aspectos metabólicos e cognitivos e da redução do estresse, também desempenha um papel fundamental na redução dos sintomas musculoesqueléticos, como nas dores da coluna.

O principal protetor das articulações são os músculos. Assim, é importante a realização de forma regular de atividade física, para o fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna, sempre com ajuda de um profissional especializado.

Outro conselho importante está relacionado ao uso dos aparelhos eletrônicos (smartphone, tablets e laptop). Devemos prestar atenção a ergonomia do uso desses equipamentos, evitando a flexão da cervical, manter o pescoço alinhado com o tronco e a visão do equipamento sem ter que olhar para baixo. Quando sentado: ter um apoio para os cotovelos na cadeira, encosto da lombar e pés apoiados no chão,  lembrando sempre que na nossa vida tudo em excesso é ruim.

Olho: “O uso irregular e muitas vezes excessivo dos celulares, tablets e laptops está gerando uma epidemia de pacientes jovens com dores na coluna vertebral”.

Foto: Divulgação

Lgenda: Thiago Dantas Matos, ortopedista e traumatologista com especialização em cirurgia da coluna vertebral pela USP/RP

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.