Tá com virose? Entenda por que após o carnaval muitas pessoas ficam doentes

cOMPARTILHE:

As viroses são causadas por diversos tipos de vírus, o que resulta em uma variedade de doenças. Essas condições são definidas por infecções virais com duração variável e podem afetar tanto bebês e crianças quanto adultos.

Durante o Carnaval, que ocorre no verão, a propagação e a transmissão de viroses aumentam devido às aglomerações, ao aumento da temperatura e da umidade, proporcionando um ambiente propício para os vírus.

O infectologista Paulo Abrão, diretor da Sociedade Paulista de Infectologia (SPI), destaca alguns fatores que contribuem para o aumento de casos de viroses no verão. Ele menciona que as férias aumentam o contato entre as pessoas e ocasionam o aumento da chance de transmissão dos vírus. Além disso, as atividades comuns no verão, como o uso de piscinas e circulação nas praias possibilitam a propagação do vírus, além da má conservação de alimentos devido ao calor. Entre os tipos mais comuns de viroses estão aquelas causadas pelos enterovírus, adenovírus e rotavírus, que provocam gastroenterite aguda com sintomas como febre, vômito e diarreia. Outras doenças consideradas viroses incluem hepatite A, meningites e conjuntivite, além das mais graves, como dengue e sarampo.

A prevenção por meio da imunização com vacinas é fundamental, como no caso do rotavírus ou hepatite A, disponíveis na rede pública e privada, com acompanhamento médico. Além disso, é importante adotar cuidados básicos, como lavar as mãos com frequência, higienizar alimentos e observar o prazo de validade. Embora a maioria das viroses seja autolimitada e não exija tratamento medicamentoso, o médico pode prescrever hidratação e medicamentos para aliviar os sintomas de febre, dor e vômito.

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.