SUS ofertará medicamento contra fibrose cística; entenda a doença

Parede branca com o nome SUS

cOMPARTILHE:

Um novo tratamento para fibrose cística será incluído pelo Ministério da Saúde no SUS. A portaria que estabelece a mudança foi assinada pela ministra Nísia Trindade na última terça-feira (5), data que evidencia o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística. Atualmente, o medicamento custa R$ 92 mil reais.

A terapia tripla elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor foi elogiada e recebeu recomendações positivas da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). O serviço deve ser ofertado no início de 2024, uma vez que o prazo para disponibilização do medicamento é de até 180 dias. A nova tecnologia pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes com fibrose cística, pois favorece a função pulmonar e do estado nutricional, com consequente redução das internações hospitalares e retirada do paciente da fila de transplantes – o medicamento será ofertado para pacientes a partir dos seis anos de idade.

A fibrose cística é uma comorbidade genética grave, enfatizada pelo excesso de produção de muco espesso no pulmão – que geralmente provoca quadros de infecção pulmonar e inflamação brônquica frequente, comprometendo progressivamente a função dos pulmões. Essa secreção também pode ocasionar diminuição de função do pâncreas e outros órgãos do trato digestivo.

Estima-se que o novo tratamento atue normalizando a produção e eliminação do muco das vias respiratórias, diminuindo a inflamação, melhorando a função pulmonar e amenizando infecções recorrentes.

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.