Ansiedade: Brasil é o segundo país que mais pesquisa sobre o tema

Mulher com ansiedade

cOMPARTILHE:

Segundo dados do Google Trends, que monitora as principais buscas da plataforma, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking de pesquisas sobre transtorno de ansiedade, ficando atrás apenas da Ucrânia, que realiza mais que o triplo das pesquisas. Essa posição se mantém constante nos últimos 12 meses.

“A ansiedade pode se manifestar mentalmente, envolvendo antecipação de sofrimento e preocupações excessivas, mas frequentemente também se manifesta no corpo por meio de palpitações, alterações gastrointestinais, sudorese excessiva, taquicardia e problemas de sono. Muitas vezes, a pessoa ansiosa apresenta também sintomas depressivos”, explica Carolina Hanna, médica psiquiatra do Hospital Sírio-Libanês.

Os assuntos relacionados ao transtorno que se destacam nas pesquisas incluem sintoma, transtorno de ansiedade, depressão, ataque de pânico e doença, conforme indicado pela plataforma. Vale ressaltar que a busca pela sensação está em ascensão, com um aumento de mais de 110% nas pesquisas em um ano. Além disso, a pesquisa por “transtorno de ansiedade de separação” cresceu mais de 400% no período selecionado.

A Ucrânia lidera a lista, influenciada pela guerra que ocorre no país desde 2022. As incertezas e ameaças à vida nesse contexto de guerra contribuem para a ansiedade. “A possibilidade de presenciar mortes, sentir-se ameaçado e perceber que entes queridos estão ameaçados envolve um conflito que ameaça a própria existência, portanto, o medo e a ansiedade são naturais”, comenta a doutora Carolina.

Ainda conforme o estudo, dois em cada três estudantes universitários brasileiros (65%) afirmam sentir ansiedade diariamente. Essa porcentagem é a segunda maior entre os países participantes, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (68%). É importante destacar que o diagnóstico desse transtorno é sempre feito de maneira clínica por um psicólogo ou psiquiatra. Entre as principais pesquisas realizadas pelos brasileiros, destaca-se o assunto “remédio natural”, com um aumento de mais de 3.950% nas buscas nos últimos 12 meses. Termos como “como controlar crise de ansiedade sozinha” e “textos para ajudar pessoas com ansiedade” também são relevantes.

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.