Secretária de Saúde Municipal faz balanço de gestão

cOMPARTILHE:

Após 08 meses de gestão como secretária da Saúde do Município, a vice-Prefeita Ana Paula Matos contabiliza grandes avanços na pasta que é de fundamental importância para a população. Quando assumiu em Janeiro/2023 este desafio, ela falou sobre a necessidade de melhorar o atendimento, entregar novos equipamentos e tirar do papel a Maternidade Municipal.

 

Qual o principal desafio durante estes 08 meses?

O primeiro desafio foi vencer o foco na urgência (decorrente da pandemia) e fomentar uma maior integração entre a área de Vigilância e da Assistência à Saúde, baseada em fluxos e processos bem definidos, capacitação contínua, melhoria da experiência do usuário, parceria com as Universidades (formação de especialistas) e incentivo/investimento na oferta de serviços de grande demanda e baixa oferta em Salvador, a exemplo da Rede de Atenção ao TEA (Transtorno de Espectro Autista). E, em especial, focar no fortalecimento da Atenção Básica e a sua lógica da prevenção.

Quais os avanços significativos da SMS?

Fizemos um mapeamento às nossas 250 unidades de saúde. No campo das ações emergenciais, visando reduzir a fila de consultas e exames; implantamos o Programa “Saúde dos Bairros”; criamos o Programa “Saúde dos Olhos”; iniciamos o Programa de Mutirão de Cirurgias Eletivas. Estamos tirando do papel a Maternidade Municipal com a desapropriação do Hospital Salvador.

O que a SMS vem encontrando de dificuldades?

Todo o sistema de saúde foi impactado pela Covid, especialmente a demanda reprimida de exames, consultas e cirurgias eletivas. Isso tudo, sobrecarregou o sistema, além das Fakes News que provocam baixa adesão à vacina. Temos uma tabela SUS defasada, dificultando a contratualização de especialistas como neuropediatras, infectologistas, psiquiatras, ginecologistas e pediatras.

Quais as prioridades até o final do ano?

Ampliar a oferta de consultas e exames especializados, melhorar a lógica da regulação, implementar um Ambulatório Médico Especializado – AME Pirajá, que ofertará serviços voltados as linhas de cuidado para Diabetes, Hipertensão e Saúde da mulher. Inaugurar a Escola de Saúde Pública Municipal, fortalecer a rede de atenção psicossocial e capacitar ainda mais nossa equipe.

 

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.