Saúde retoma vacinação contra poliomielite em todas as salas de vacinação a partir desta segunda (12)

cOMPARTILHE:

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retoma nesta segunda-feira (12) a oferta da vacinação contra poliomielite nas 160 salas de imunização da rede básica, das 8h às 17h. No último mês de maio, diante do fornecimento irregular e para otimizar o uso de doses por frasco, evitando perdas, a SMS estabeleceu unidades de referência para aplicação do imunizante. Porém, o fornecimento foi regularizado e está novamente disponível em 100% das salas de vacinação.

A vice-prefeita e secretária de saúde Ana Paula Matos comemora a volta da normalidade na oferta do imunizante. “Estamos contentes com a retomada da vacina contra a pólio em 100% das nossas salas de vacina; é garantia integral da imunização para as nossas crianças soteropolitanas, pois a vacina assegura a proteção contra a doença por toda a vida”, afirma.

Imunização – A Vacina Poliomielite Oral (VOP) faz parte do calendário básico de vacinação das crianças, sendo administradas como dose de reforço aos 15 meses e 4 anos. O esquema primário é feito nas crianças menores de 1 ano, com a Vacina Poliomielite inativada, aos 2, 4 e 6 meses, por via intramuscular.

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças de até 5 anos. Também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. O imunizante previne contra sarampo, caxumba e rubéola. No Calendário Nacional de Vacinação, está disponível para pessoas de 12 meses a 59 anos de idade, sendo recomendadas duas doses até 29 anos e uma dose.

Fonte: Ascom/ SMS

Foto: Bruno Concha/ Secom

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.