Novembro Azul: apenas 40% dos homens com plano de saúde realizam exame preventivo

Novembro azul

cOMPARTILHE:

Uma nova pesquisa realizada pela corretora de seguros especializada em gestão de benefícios, It’sSeg, revela que apenas 40% dos homens elegíveis com planos de saúde realizaram exames preventivos de câncer de próstata nos últimos 12 meses. Os dados indicam que 41,5% dos pacientes submeteram-se a exames para diagnóstico do câncer de próstata, um percentual praticamente equivalente ao observado em 2021, que registrava 41,21% de adesão ao procedimento entre o público masculino elegível.

A pesquisa, que analisou uma amostra de 560 mil vidas teve como propósito entender o comportamento de homens e mulheres elegíveis para exames preventivos de diversos tipos de cânceres. O Instituto Nacional do Câncer estima que aproximadamente 700 mil novos casos de câncer serão diagnosticados no período de 2023 a 2025. Nesse contexto, o câncer de próstata é identificado como o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Infelizmente os indicadores de rastreamento precoce ainda são preocupantemente baixos. Estima-se que 67,2% dos homens iniciam o tratamento oncológico com diagnóstico tardio, enquanto 59,4% das mulheres encontram-se nessa situação. Esses dados ressaltam a necessidade premente de conscientização e promoção de exames preventivos para garantir um diagnóstico precoce e aumentar as chances de sucesso no tratamento do câncer.

Os resultados do estudo também apontam que o número de mulheres submetidas a exames preventivos de câncer de mama está abaixo da média masculina. Apenas 30% das mulheres elegíveis realizaram esse tipo de procedimento no mesmo período, uma queda em relação aos 31,7% registrados anteriormente. No que diz respeito ao exame preventivo de câncer de colo uterino, o público feminino também apresentou uma participação reduzida, com 24,4% das mulheres elegíveis afirmando terem passado por esse procedimento. Esse número é ainda menor do que o verificado no período anterior, quando 31,2% das elegíveis realizaram o exame.

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.