Com a chegada das festas populares, é comum observar uma considerável movimentação e aglomeração de pessoas em pontos específicos da cidade. Para assegurar a saúde e segurança da população durante os festejos, ações de prevenção e controle vetorial das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya estão acontecendo na cidade.
Coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), a iniciativa faz parte do plano “Verão Sem Mosquito”, direcionado à prevenção e redução dos criadouros do mosquito da cidade durante esse período. Lucrécia Lopes, subcoordenadora de Ações de Controle de Arboviroses do município, destaca que as inspeções já são realizadas rotineiramente na cidade, mas é crucial intensificá-las nesse período festivo. Ela explica que a equipe do CCZ vistoria pontos cruciais neste momento, observando bueiros, bocas de lobo, vasilhames, lixo e outros ambientes propícios ao acúmulo de água, realizando a eliminação de focos e tratamento com larvicida quando necessário.
Além disso, os agentes orientam comerciantes e moradores sobre a importância da prevenção e combate vetorial. Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária da SMS de Salvador, enfatiza que essa estratégia ressalta a importância de ações específicas para erradicar focos do Aedes em locais de grande circulação durante o verão e eventos turísticos.
Os cidadãos também são incentivados a colaborar com a prevenção, evitando recipientes com água parada, pneus acumulados e o descarte irregular de lixo, além da limpeza periódica de calhas de telhas, entre outras medidas que contribuem para evitar a disseminação do mosquito Aedes aegypti. A titular da SMS destaca a necessidade de precaução, especialmente durante o verão, período favorável à proliferação do mosquito. Focos de Aedes aegypti podem ser denunciados através do Fala Salvador, no número 156 ou pelo site.