Para garantir que mais pessoas que menstruam possam ter dignidade menstrual, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), tem ofertado absorventes gratuitamente e orientações sobre os cuidados com o ciclo menstrual na rede municipal de ensino. O trabalho, fruto do programa Ciclo de Cuidados, ocorre em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed).
Maria Lavínia Rodrigues Lima, 13 anos, estuda na Escola Municipal Hildete Lomanto, no Garcia, e aprovou o programa de promoção da dignidade menstrual. “É uma boa ideia para todas. Achei importante porque ajuda as pessoas que não têm condições de comprar absorvente. No banheiro da escola está sempre disponível para a gente usar”, contou.
A proposta do programa é promover a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos, além de ser uma maneira de assegurar o direito à autonomia corporal e a autodeterminação para pessoas que menstruam. A pobreza menstrual é questão de saúde pública e de direitos humanos, e proporcionar dignidade ao público é indispensável para uma vida plena.
Maio foi marcado pelo Dia Internacional da Dignidade Menstrual, celebrado no dia 28 do mês, mas os cuidados na capital seguem o ano inteiro com ações de arrecadação de materiais de higiene para doação. Este mês, por exemplo, deverão ser entregues às instituições cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador (CMDCA) os absorventes arrecadados em órgãos e secretarias municipais.
Fonte: Secom
Foto: Google Imagens