Salvador vai ampliar os atendimentos ao público infantil com a chegada de mais duas estruturas vinculadas à rede municipal de saúde. Durante inauguração do Centro de Diagnóstico e Tratamento Oncológico Adulto, que prestará assistência a pacientes via SUS no Hospital Santa Izabel, em Nazaré, o prefeito Bruno Reis anunciou nesta sexta-feira (24) o repasse de mais R$ 3,5 milhões para construção de uma unidade de oncopediatria no mesmo hospital.
“Essa é mais uma necessidade que identificamos para a capital baiana, e a Santa Casa de Misericórdia da Bahia (gestora do Santa Izabel) poderá ofertar mais um serviço pelo SUS, dessa vez, para as crianças de nossa cidade. Já há um projeto pronto pela Santa Casa, e vamos viabilizar os recursos”, afirmou o prefeito.
Na ocasião, o chefe do Executivo municipal assinou um convênio com a instituição filantrópica para implantação de um Centro Especializado em Reabilitação (CER) no Bairro da Paz. O local oferecerá tratamento para crianças com deficiência intelectual, motora, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“As obras começam de imediato e terão prazo de no máximo seis meses de conclusão. São adequações em espaços que já existem, pois era um edifício onde funcionava uma creche da Santa Casa. Esse era mais um compromisso nosso: ter mais um CER em Salvador”, acrescentou o prefeito.
Provedor da Santa Casa, José Antônio Rodrigues Alves destacou a importância de um novo CER para a cidade. “O espaço terá capacidade para atender 100 crianças por dia, seja com medicação ou consulta. Será um local com equipe multidisciplinar, formada por médicos, psicólogos, assistente social e fonoaudiólogo”, declarou.
Hospitais – Durante o evento, Bruno Reis reiterou outras ações que darão um salto nos serviços na Atenção Especializada na saúde do município. Uma delas é o Hospital Maternidade e da Criança, na Federação, cujo investimento será de R$84 milhões. A licitação já está sendo concluída e a construção, que ocorrerá no antigo edifício do Hospital Salvador, está prevista para iniciar em breve.
“Essa obra terá um prazo de sete a oito meses, ou seja, devemos conclui-la no segundo semestre do ano que vem. Será a primeira maternidade municipal, com UPA pediátrica, além de dois andares para cirurgias eletivas em mulheres. Também estão em obras de adequação o Hospital Sagrada Família, no Bonfim, no qual fizemos a requisição administrativa e agora o alugamos. As Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) fazem a gestão do local, atendendo pacientes que estão nas nossas UPAs, na área vascular. Mas este será um hospital voltado para atender o público masculino”, confirmou.
Foto: Valter Pontes/ Secom PMS
Reportagem: Thiago Souza/ Secom PMS