Doença no mundo: câncer de mama acomete 2,3 milhões de mulheres por ano

Outubro Rosa

cOMPARTILHE:

O câncer de mama é o problema mais comum entre as mulheres e a quinta maior causa de morte no mundo, é o que afirma a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). Com mais de 2,3 milhões de novos casos anuais, 680 mil óbitos acontecem por ano e preocupam as autoridades.

No cenário brasileiro, os índices também reverberam a recorrência: a estimativa para cada ano do triênio 2023-2025 é de 73 mil novos casos de câncer de mama no país, representando 30,1% de todos os tumores malignos no sexo feminino, fator que evidencia que o número de casos é superior à soma de outras doenças em mulheres, como câncer de pulmão, colo do útero, colorretal e tireoide.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica chama a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce e assertivo de cada subtipo desta doença, que poderá ter um aumento expressivo de novos casos nos próximos anos por conta de casos não tratados durante a pandemia de Covid-19. Uma ferramenta do IARC/OMS, que leva em conta mudanças demográficas e perfil da doença para avaliar a incidência de câncer e carga de mortalidade em todo o mundo, prevê que no ano de 2040 a incidência com problemas na mama ultrapasse a marca de 3 milhões e o número de mortes salte dos cerca de 600 mil para quase 1 milhão.

Vale ressaltar que esta doença não é exclusividade do sexo feminino, embora seja ainda mais escasso no gênero masculino – ocorre 1 caso em homens para cada 100 em mulheres – o maior risco para desenvolver câncer de mama, portanto, é ser mulher. Uma análise da American Cancer Society mostra que as mulheres têm um risco médio de 12% de receber o diagnóstico da doença ao longo da vida. Além disso, é alarmante o aumento no número de casos em adultos abaixo dos 50 anos, em especial na faixa dos 40 aos 49 anos.

Dentre os sintomas mais comuns do câncer de mama, o aparecimento de um nódulo ou massa é o mais recorrente. Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares é muito provável que seja um tumor maligno, mas os cânceres de mama podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos, além de dolorosos. Por esse motivo, é importante que qualquer nova massa, nódulo ou alteração na mama seja examinada por um médico.

Imagem: Reprodução/Internet

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.