Previsão é de calor extremo para a Bahia nos próximos dias

cOMPARTILHE:

Uma nova onda de calor está prevista para elevar as temperaturas em pelo menos sete estados do Brasil e no Distrito Federal. A partir da quinta-feira (14), é esperado que os termômetros se aproximem dos 40°C em regiões como Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia.

A definição de onda de calor ocorre quando a temperatura permanece cinco graus acima da média por mais de cinco dias. Neste caso, a previsão é que essa condição se estenda de 14 a 20 de dezembro, próximos à chegada oficial do verão em 22 de dezembro. Este evento representa a quinta onda de calor consecutiva no país, sendo registrada nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro. Vale destacar que faltam pouco mais de dez dias para o início do verão, marcado para 22 de dezembro. Durante essa época, a Terra fica mais exposta ao sol, e com menos chuvas, há menos nuvens para barrar a passagem do calor.

Embora a previsão indique temperaturas acima da média para o final da semana, até o momento, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não emitiu nenhum alerta devido às altas temperaturas. Nos eventos anteriores, as mensagens urgentes do Inmet confirmaram a dimensão e intensidade do fenômeno. Especialistas atribuem esses eventos climáticos às mudanças climáticas, destacando que os recordes de temperatura estão aumentando, somando-se a eventos naturais, como as ondas de calor. Isso reflete os impactos do aquecimento global, que contribui para eventos mais extremos e frequentes.

A desidratação surge como uma das consequências mais imediatas do calor extremo. À medida que a transpiração se intensifica para controlar a temperatura corporal, a perda de líquidos aumenta de forma significativa. A ausência de uma hidratação adequada pode acarretar em sintomas como tonturas, fraqueza e dores de cabeça.

Foto: Reprodução/Internet

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.