Uma nova vacina contra a bactéria pneumococo, conhecida por causar doenças como pneumonia, sinusite e meningite, começou a ser disponibilizada na rede privada do Brasil no início deste mês.
Segundo especialistas, o imunizante tem uma resposta imunológica maior contra um dos sorotipos mais desafiadores da bactéria, além de oferecer proteção a 15 diferentes sorotipos do microrganismo Streptococcus pneumoniae.
A aplicação é inteiramente importante, uma vez que previne complicações de saúde durante toda a vida. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) registra mais de 600 mil internações por Pneumonia e Influenza a cada ano. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 44 mil mortes foram de janeiro a agosto de 2022.
A nova vacina é indicada para crianças entre 2 e 15 meses de vida, com esquema vacinal em quatro doses, com dois meses de intervalo entre a primeira e terceira aplicação, além de uma dose de reforço entre 12 e 15 meses de vida. Para jovens, adultos e idosos, a aplicação deve seguir à risca de 3 doses.
No caso de pessoas com imunossupressão, como portadores de asma grave e diabetes, em que o risco de infecção pneumocócica é maior que na população geral, recomenda-se tomar a vacina em qualquer faixa etária.