Nova subvariante da covid-19 é identificada em Pernambuco

cOMPARTILHE:

Uma nova subvariante de Covid-19, conhecida como JN.1 ou Pirola, foi identificada em Pernambuco pelo Instituto Aggeu Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na última quarta-feira (27). Este foi o primeiro registro dessa linhagem no estado. A subvariante Pirola é apontada como responsável pelo aumento de casos da doença em outros estados, como Ceará, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, podendo se alastrar para outras cidades do Brasil.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), entre 17 e 23 de dezembro, foram registrados 2.468 casos positivos de Covid-19 em Pernambuco, com uma taxa de positividade de 26,9%. Especialistas ressaltam que, apesar do aumento nos números da doença, 97% das notificações referem-se a casos leves, que não necessitam de internação.

A pesquisa genômica do Instituto Aggeu Magalhães abrangeu diversas cidades, como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Ouricuri e Salgueiro. Das 46 amostras processadas para sequenciamento genômico, foram obtidos 30 genomas. Todos foram identificados como pertencentes à linhagem e sublinhagens da Ômicron, mas uma amostra coletada em 12 de dezembro revelou um genoma da subvariante Pirola.

De acordo com a Fiocruz, a paciente portadora da subvariante Pirola é uma mulher de 49 anos, residente no Recife, conforme informações da SES. A pasta destaca a importância das medidas não farmacológicas, aliadas à vacinação, para evitar possíveis riscos da Covid-19 e suas sequelas. Recomenda-se a lavagem frequente das mãos, uso de máscaras em caso de sintomas respiratórios e, sempre que possível, a evitação de aglomerações.

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.