A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a publicação de uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (01). O documento estabelece a criação do Memorial da Pandemia da Covid-19 e a formação de uma comissão responsável pelo desenvolvimento do projeto. O objetivo principal é preservar a memória nacional e global relacionada à doença.
De acordo com o documento oficial, o Memorial será localizado no Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS), situado no Rio de Janeiro. Ele terá a finalidade de servir como um espaço de “memória e reflexão sobre as causas, consequências, enfrentamento e superação desse grave acontecimento, com o intuito de estabelecer novos padrões e protocolos científicos para a atuação do Estado brasileiro em situações de risco sanitário semelhantes”, confira o documento.
Após decorridos três anos desde o registro do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, o país ultrapassa a triste marca de 700 mil vidas perdidas devido à doença. Esse número representa um doloroso tributo a inúmeras histórias interrompidas e famílias enlutadas, evidenciando que a vacinação poderia ter alterado o curso de muitas delas. Diante do enfrentamento da mais significativa crise sanitária da história do país, a ciência confirma que a vacina é essencial contra casos graves e perdas de vidas humanas.