Em Salvador, cirurgia para correção de “língua presa” é ofertada gratuitamente para crianças

cOMPARTILHE:

Nesta quinta-feira (26) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador divulgou o lançamento de um programa que disponibilizará cirurgias corretivas gratuitas para crianças com idades entre 0 e 4 anos que tenham sido diagnosticadas com anquiloglossia, comumente referida como “língua presa”.

De acordo com informações da SMS, desde 2014, quando uma lei foi promulgada o “teste da linguinha” nos exames de triagem neonatal, houve um notável aumento nos diagnósticos de “língua presa” em Salvador. A anomalia é caracterizada pelo freio lingual curto, capaz de restringir o movimento adequado da língua e afetar várias funções orais como a amamentação, a fala e a alimentação, podendo chegar até o desmame precoce ou alterações no desenvolvimento facial da criança. Segundo a secretaria, o programa é baseado em um protocolo da Rede de Frenotomia de Salvador, o qual já foi introduzido e amplamente divulgado pela Coordenadoria de Saúde Bucal. Além disso, os odontólogos foram devidamente capacitados para tratar os pacientes de forma adequada.

No Brasil, uma em cada cinco crianças nasce com essa condição e, apesar de conhecida há bastante tempo, nem sempre a constatação dessa condição é tão rápida: por isso a importância dos pais analisarem a criança e consultar o médico sempre que possível, sanando todas as dúvidas. Para obter atendimento em Salvador, é essencial que o paciente seja inicialmente avaliado nas Unidades de Saúde (UBS ou USF), as quais fornecerão os dados cruciais da criança, como o Cartão SUS, nome completo e informações de contato. A Coordenadoria de Saúde Bucal da SMS será a responsável por entrar em contato com a família e agendar a cirurgia com base nas informações obtidas.

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.