INFOGRÁFICO: entenda a cirurgia no quadril que Lula deve realizar neste ano

cOMPARTILHE:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)deve passar por uma cirurgia na região do quadril nos próximos meses para tratar uma artrose.

A artrose é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste a articulação, levando a um atrito ósseo e uma inflamação. De acordo com os médicos de Lula, a única abordagem efetiva para essa condição é a cirurgia, que envolve a substituição do osso afetado por uma prótese.

A informação sobre a cirurgia foi dada pela assessoria de imprensa da Presidência após o presidente passar no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no domingo (23), para realizar um procedimento de infiltração na região.

A cirurgia será, segundo a assessoria, uma “operação programada, nada urgente“, e os preparativos para o procedimento estão sendo organizados. Lula sofre de artrose no quadril há vários anos e, recentemente, tem relatado aumento da frequência das dores.

Abaixo, entenda mais sobre a cirurgia e para quem é indicada:

1 – Como é a cirurgia de quadril que Lula deve fazer?

Detalhes sobre o caso do presidente não foram divulgados, mas, segundo os médicos dele, conforme apuração da TV Globo, o único tratamento eficaz é o cirúrgico, em que se substitui o osso por uma prótese.

Esse tipo de procedimento é chamado de artroplastia do quadril. A cirurgia trata o processo que leva ao desgaste da cartilagem da articulação que une o fêmur (osso da coxa) ao acetábulo (uma cavidade na bacia ou pelve) e que causa dor e limitação de movimentos.

Realizada sob anestesia, a cirurgia começa com uma incisão de até 30 cm na lateral do quadril, permitindo o acesso à articulação.

Existem duas modalidades de artroplastia do quadril: “total” e “parcial”. Ainda não se sabe qual delas o presidente fará.

  • No total, tanto a cabeça do fêmur quanto o acetábulo são substituídos por implantes, geralmente feitos de metal, polietileno ou cerâmica.
  • Já na modalidade parcial, somente a cabeça do fêmur é substituída, preservando o acetábulo original do paciente.

 

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.