A Liga Bahiana Contra o Câncer celebrou 87 anos, marcando o início da construção da nova torre do Hospital Aristides Maltez (HAM). Inspirado pelo sofrimento de mulheres baianas portadoras de câncer do colo uterino, o Professor Aristides Maltez fundou a Liga em 13 de dezembro de 1936, com o propósito de criar um Instituto de Câncer.
O aniversário de 87 anos da LBCC foi comemorado ontem (13), destacando o compromisso contínuo do HAM em atender diariamente 4 mil pessoas, sendo referência no tratamento de câncer na Bahia, totalmente pelo SUS e recebendo pacientes dos 417 municípios do Estado.
O presente significativo foi o início da construção de uma nova torre, estimando uma ampliação de pelo menos 30%. O terreno, desapropriado pelo Estado e cedido pelo ex-governador Rui Costa, verá um investimento total de R$ 18,6 milhões. O médico Aristides Maltez Filho, presidente da LBCC, enfatiza a importância do novo prédio para aprimorar o atendimento aos pacientes de câncer na Bahia.
O projeto da nova área, desenvolvido pela arquiteta Maria Amélia Zau, contempla espaços para triagem, consultório de hematologia, farmácia, área para quimioterapia e fisioterapia. A obra contará com o apoio do Governo do Estado, emendas parlamentares, mas necessitará da mobilização da sociedade baiana, incluindo prefeituras do interior que enviam pacientes para tratamento no HAM.
A contribuição da população é essencial, podendo ser realizada por depósito bancário, carnês, débito em conta, cartão de crédito e até Pix (CNPJ: 15180961000100 – Razão Social: Liga Bahiana Contra o Câncer).