Depois do sucesso do primeiro módulo realizado no início deste mês, o Hospital Arisitides Maltez- HAM programa mais uma edição do Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária. O segundo módulo acontece nos dias 04 a 06 de abril. O curso é fruto da parceria entre HAM e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e tem a participação de profissionais de todo o país.
Sob a coordenação da médica Ana Cláudia Imbassahy, chefe do Serviço de Mastologia do HAM, do médico Paulus Fabricio Ramos, mastologista da SBM, e da médica Sálvia Canguçu, mastologista do HAM, a 1ª edição do curso na região Norte e Nordeste foi uma rara oportunidade para profissionais de saúde na área de mastologia e pacientes que estão em tratamento oncológico no HAM.
Segundo Ana Claudia Imbassahy “o Brasil se consolidou como uma referência mundial em Oncoplastia e Reconstrução Mamária. Grandes mestres brasileiros agora ensinam essa especialidade em todo o mundo, evidenciando o potencial dos mastologistas brasileiros neste cenário”.
Paulis Fabrício comenta: “No primeiro Módulo, os participantes, vindos de todo o país, passaram por aulas teóricas e práticas ministradas pelo Dr. Regis Paulinelli, presidente do Departamento de Oncoplástica da SBM, e do Dr. Fabrício Brenelli, ex- presidente do Departamento de Oncoplástica da SBM e atual presidente do Departamento de Relações Internacionais da SBM. Foram realizadas seis cirurgias e ao longo do ano, estão programados 11 módulos, cada um representando uma valiosa chance para os participantes aprimorarem suas habilidades e conhecimentos.”
“É uma oportunidade também de mais mulheres terem acesso a reconstrução mamária, que é um direito da paciente garantido por lei. Os nossos colegas mastologistas irão agregar mais essa formação para poderem disseminar o conhecimento em relação a reconstrução mamária, pois quando esses profissionais finalizarem o curso, eles estarão replicando o que eles aprenderam aqui no HAM, proporcionando a realização da reconstrução a mulheres de outros locais.” disse a especialista Sálvia Canguçu.
A reconstrução mamária integra o tratamento do câncer de mama, além disso, melhora a autoestima e auxilia no enfrentamento da doença. E é essa a filosofia do hospital, oferecer acesso a esse tratamento integral às pacientes do SUS. Ana Cláudia Imbassahy ressalta: “Trata-se de um curso de extrema relevância para o aprendizado e a educação continuada de vários colegas que vieram fazer esse curso, para o melhoramento das técnicas de reconstrução e principalmente para as nossas pacientes que vão se beneficiar com as reconstruções mamárias e toda a diversidade de técnicas que serão realizadas durante o curso pelos professores convidados”.
O médico Aristides Maltez Filho, presidente da Liga Bahiana Contra Câncer também comentou da satistação do HAM em realizar este curso. “Hoje podemos ter o privilégio de junto com a Sociedade Brasileira de Mastologia, fazer esse curso, o primeiro curso oficial da sociedade aqui para o nosso hospital e beneficiar tantas pacientes, realmente é muita alegria e emoção. A expectativa é beneficiar mais de mais de 100 pacientes, destacando não apenas a relevância do curso para a formação médica, mas também o impacto positivo que terá na vida das mulheres que enfrentam o desafio do câncer de mama”.