Entenda o que causa afta na boca e possíveis tratamentos

cOMPARTILHE:

Tecnicamente chamada de estomatite aftosa na boca, mas popularmente conhecida como afta na boca, é uma lesão que aparece por meio de pequenas feridas brancas ou amareladas, cercadas por uma área avermelhada.

Mas o que causa afta na boca? Quanto tempo demora para ela sair? E o que fazer para curá-la? Entenda a seguir.

O que são aftas?

Uma afta é uma lesão ulcerativa que pode ocorrer na mucosa da boca, incluindo a língua, as bochechas internas, os lábios e o céu da boca.

Esse é um problema comum que pode afetar pessoas de todas as idades, embora sejam mais comuns em adolescentes e adultos jovens.

Elas são geralmente dolorosas e desconfortáveis. Possuem uma aparência esbranquiçada ou amarelada com uma borda avermelhada.

Os sintomas geralmente iniciam com sensações de dor ou ardência, seguidas de uma afta que surge em 1 ou 2 dias. Não há formação de bolhas neste processo.

As aftas bucais são contagiosas?

As aftas dentro da boca não são contagiosas . Elas não são transmitidas de uma pessoa para outra pelo contato direto, como um resfriado ou uma infecção viral.

As aftas são feridas ou úlceras que se desenvolvem na mucosa da boca devido a vários fatores, como traumas, estresse, deficiências nutricionais ou outros fatores desencadeantes individuais.

No entanto, é importante mencionar que algumas condições de saúde que podem causar aftas bucais, como o vírus do herpes simples (que pode causar herpes labial), podem ser contagiosas se houver contato direto com a ferida ou o fluido do blister.

Mas as aftas em si não são contagiosas. Elas são uma condição intra oral que não é transmitida através do contato casual com outra pessoa.

Principais causas da afta na boca

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.