Dá para baixar a febre sem remédios? Veja quando e como fazer isso

cOMPARTILHE:

A febre é um sintoma desagradável, que surge quando algo de errado está acontecendo com nosso corpo. Mas nem sempre é preciso usar remédios para diminuir a temperatura elevada ou buscar atendimento médico.

Quando estamos com febre?

Nosso organismo mantém a temperatura interna entre 36ºC e 37ºC.

A febre ocorre quando a temperatura passa dos 37,8ºC, segundo o médico Luiz Fernando Penna, clínico geral e líder do pronto-atendimento do Hospital Sírio-Libanês. Quando o termômetro aponta um número abaixo disso e acima de 37ºC, é considerado que a pessoa está subfebril.]

Quando procurar atendimento médico

Ao identificar que está com febre, o ideal é que a pessoa note também outros sintomas associados para buscar atendimento especializado em algum hospital. Confira alguns desses sinais que são necessários para observação:

  • Sonolência extrema ou confusão mental
  • Sensação de desmaio ou pressão baixa
  • Tremores involuntários por todo corpo (sensação de frio intenso duradoura)
  • Baixa saturação no oxímetro
  • Febre persistente por mais de cinco dias sem melhora com uso de antitérmicos

Penna ressalta a importância de observar esses sintomas e quando a temperatura estiver maior que 38ºC, fazer o uso dos antitérmicos. No caso de crianças e mulheres grávidas, a medicação já pode ser iniciada a partir da temperatura 37,8ºC.

Tratando a febre sem medicação

O médico Luiz Fernando Penna destaca que o tratamento da febre sem remédios só é uma opção viável no quadro subfebril, quando a temperatura axilar é menor que 37,8ºC e não há outros sintomas citados acima. Nesses casos, algumas adaptações na rotina podem ser suficientes para diminuir a temperatura.

Normalmente, a recomendação é se hidratar por mais vezes ao dia e, durante um estado febril mais intenso, usar compressas geladas na região frontal e axilar. Banhos com temperatura ambiente têm grande resposta. Evitar ainda usar cobertores e locais abafados e quentes
Luiz Fernando Penna.

Se mesmo depois de recorrer a esses métodos a temperatura não diminuir ou, pelo contrário, ultrapassar os 38ºC, o uso dos antitérmicos é recomendado. “E sempre atenção às alergias a medicamentos, existem pessoas que possuem alergias a alguns antipiréticos, como a dipirona, quando isto for presente, usar outro e observar os efeitos”, pontuou o médico.

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.