Crescem em 72% os gastos com saúde mental no Brasil

cOMPARTILHE:

Os gastos com terapias, psicólogos e psiquiatras impactaram o comportamento de consumo dos brasileiros em 2023, revela um levantamento do Itaú Unibanco. Na comparação com 2022, os gastos com saúde mental aumentaram significativamente, com um aumento de 72% no valor transacionado e 54% na quantidade de transações.

Os dados são parte de um estudo mais amplo do Itaú, que analisou o comportamento de consumo dos brasileiros em 2023, considerando transações realizadas com cartões de crédito, débito e compras via Pix feitas por clientes do banco. No segmento de saúde mental, as transações instantâneas têm maior representatividade, contribuindo para a alta geral, com um aumento de 79% no valor transacionado e 64% no número de transações. O ticket médio no Pix atinge R$ 662, enquanto no crédito é de R$ 384.

O Brasil lidera globalmente em prevalência de transtornos de ansiedade, conforme pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2017. O estudo destaca que 26,8% dos brasileiros receberam diagnóstico médico de ansiedade naquele ano, sendo que um terço da população jovem, de 18 a 24 anos, apresenta índices mais elevados de ansiedade. A pesquisa aponta ainda que 12,7% relatam ter recebido diagnóstico médico para depressão, com maiores prevalências na região Sul, entre mulheres e na faixa etária de 55 a 64 anos.

Diversos fatores, incluindo a falta de acesso a serviços especializados e a visão de que transtornos mentais são secundários, contribuem para que muitas pessoas ainda não recebam o tratamento adequado. A prevenção de complicações psicológicas envolve hábitos que promovem a saúde geral, como boa alimentação, exercícios físicos regulares, hábitos de higiene e acesso aos serviços de saúde.

O tratamento da ansiedade é abordado de maneira multidisciplinar, envolvendo profissionais de diferentes especialidades. Para os transtornos leves, a terapia psicológica é uma opção, abrangendo vertentes como a terapia cognitivo-comportamental, técnicas de resolução de conflitos, meditação, atenção plena, psicoterapia e psicanálise.

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.