Covid: vacinas atuais são eficazes contra a variante Éris? Saiba como se prevenir

cOMPARTILHE:

A mais nova variante da covid foi detectada no estado de São Paulo. Conhecida como Éris, a paciente é uma mulher de 71 anos que contém o esquema vacinal completo, incluindo doses de reforço. Ela se recuperou da infecção e está bem — o primeiro exame para a covid-19 foi feito no dia 8 de agosto.

Conforme indica o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), a paciente infectada relatou sintomas como febre, tosse, fadiga e dor de cabeça. Não foram compartilhadas informações sobre o histórico da paciente, como viagens, o que pode indicar um caso de transmissão comunitária da nova variante. A recomendação da vacinação como principal medida de combate à covid se torna cada vez mais importante, estudiosos da área relatam que a progressão positiva da mulher tem relação com o esquema de vacinação completo, por isso a importância da atualização das doses de reforço.

Desde o fim da emergência, decretado pela OMS em maio deste ano, recomendações como medidas de prevenção e controle não farmacológicas, incluindo o uso de máscaras em locais fechados, mal ventilados ou aglomerações ainda se aplica no cotidiano, visando fortalecer o sistema de imunização. A variante Éris se tornou dominante nos Estados Unidos nas últimas semanas, no entanto, em comunicado à imprensa na semana passada, Pfizer e Moderna reafirmaram que suas novas vacinas também têm eficácia contra ela e os efeitos da nova contaminação são brandos.

Foto: Reprodução/Internet

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.