Consumo de álcool está associado a 61 doenças, mostra estudo de Oxford

cOMPARTILHE:

Especialistas há muito alertam sobre os impactos do consumo de álcool na saúde. Agora, um novo estudo de pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e da Universidade Peking, na China, analisou dados de um grande grupo de pessoas e identificou que o aumento no risco de doenças ocorre para 61 diagnósticos  incluindo 33 que não eram previamente ligados às bebidas alcoólicas.

“O consumo de álcool está negativamente relacionado a uma gama muito mais ampla de doenças do que foi estabelecido anteriormente, e nossas descobertas mostram que essas associações provavelmente são causais”, diz o pesquisador de Oxford e principal autor do estudo, Pek Kei Im, em comunicado.

Os pesquisadores investigaram os registros hospitalares e relatos de consumo de bebida alcoólica fornecidos ao longo de 12 anos. Além disso, realizaram uma análise genética para identificar se o surgimento de determinada doença era de fato ligado ou não ao álcool.

Na coorte, cerca de um terço dos homens (33%) dizia beber álcool de forma regular – ao menos uma vez na semana. Já entre as mulheres, apenas 2% relataram a ingestão das bebidas com essa frequência. Por isso, as conclusões do estudo são atribuídas somente aos riscos entre homens. Os pesquisadores escrevem que “entre mulheres, devido às poucas consumidoras atuais relatadas, houve uma falta de poder estatístico para detectar quaisquer associações de ingestão de álcool autorreferida com riscos de doenças”.

No trabalho, foram avaliadas 207 doenças em relação ao consumo de álcool. Os pesquisadores detectaram que as bebidas alcoólicas estão associadas a um risco mais alto de 61 delas. Entre elas estão: Tuberculose, Câncer de Laringe, Câncer de Esôfago, Púrpura ( ou condições hemorrágicas), Epilepsia, Catarata, entre outras.

Fonte: O Globo

Foto: Google Imagens

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.