Aulas de Educação Física da Guarda Civil trazem qualidade de vida a idosos de Salvador

cOMPARTILHE:

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador, através da Coordenadoria de Ações e Prevenção à Violência (Cprev), vem promovendo atividades físicas guiadas para idosos da capital baiana. A iniciativa tem como objetivo melhorar a coordenação motora, a autoestima e a qualidade de vida deste público acima dos 60 anos. O projeto, intitulado Saúde da Melhor Idade, acontece há quase quatro anos na sede da GCM, na Fazenda Grande do Retiro, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 9h30, e no Santo Antônio Além do Carmo, das 8h às 9h. Na Pituba, a iniciativa acontece às terças-feiras, quintas-feiras e aos sábados das 7h30 às 8h30.

São realizadas aulas de educação física de baixa intensidade, alongamento, palestras, passeios e cafés da manhã, dentre outras ações. Ao iniciar as atividades, os idosos passam por uma triagem, com a aferição de sinais vitais. Durante as aulas, um instrutor de primeiros socorros fica disponível, caso haja necessidade de atendimento de emergência clínica ou traumática de algum idoso.

De acordo com o coordenador da Cprev, James Azevedo, o trabalho vai além do bem-estar. “Tem o cuidado, a segurança deles, sempre vemos se eles têm algum problema dentro de casa. Aqui, pensamos muito na inclusão, na saúde física e mental, para que possam sair do processo que muitas vezes pode chegar à depressão. Com o projeto, muitos demonstram ter mais disposição para atividades e isso é gratificante. Hoje, temos 130 idosos participando e, quando eles desistem, seja por qual motivo, eles têm a oportunidade de retornar ou optar também pela capoeira, que é mais leve, para que tenham esse trabalho de mobilidade”, afirma.

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.