Uso de anabolizantes pode causar sérios problemas de saúde, entenda

Diversos remédios

cOMPARTILHE:

O uso de anabolizante pode causar danos irreparáveis no corpo humano e até provocar a morte, alerta a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), que indica o acompanhamento médico para a indução correta. O consumo da substância tornou-se um grande problema de saúde pública diante aos diversos casos de complicações frequentes, principalmente da população que busca a idealização do corpo bonito de forma mais rápida.

Na última sesta semana, a Polícia Federal (PF) realizou apreensões em diversas cidades do Brasil em busca de substâncias usadas para fabricação de anabolizantes. Os esteroides anabolizantes são drogas administradas por via oral ou injetável, que se assemelham à testosterona ou outros andrógenos (hormônios masculinos produzidos nos testículos). Tido como muito importante, principalmente prescrito para problemas de saúde, como o hipogonadismo masculino ou câncer de mama, a substância tem sido aplicada forma irregular e compulsiva – como em ganho de massa muscular.

Esse aumento do tamanho dos músculos acontece porque os anabolizantes promovem o crescimento celular e a sua divisão, que leva à consequente hipertrofia muscular – o que faz muita gente acreditar no sucesso da substância – no entanto, essa prática traz diversos riscos de saúde potencialmente graves. O Ministério da Saúde lista uma série de efeitos adversos da substância, como acne severa, aumento da pressão sanguínea, tremores, tumores no fígado e pâncreas, aumento da agressividade, que pode resultar em comportamentos violentos. A pasta ainda cita efeitos crônicos causados pelo consumo indevido dos anabolizantes, como redução na quantidade de esperma, calvície, crescimento irreversível das mamas, e impotência sexual.

Operação da Polícia Federal

A PF deflagrou na última semana a Operação Minotauro, que combate um esquema de venda ilegal de anabolizantes. Os policiais cumpriram 22 mandados de busca e apreensão em diversos estados. As ações ocorreram em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo e Ceará.

As investigações em São José dos Campos apontaram que dezenas de encomendas vindas da Holanda e da China continham testosterona em pasta, usada para fabricar os anabolizantes, o que evidencia o grande esquema ocorrido no Brasil para adoecer diversas pessoas. Não à toa, o índice de problemas de saúde em pessoas jovens têm crescido expressivamente.

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.