A 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Salvador foi encerrada nesta quarta-feira (22), no Centro de Convenções da capital baiana, no bairro da Boca do Rio.
O evento, que teve início na última segunda-feira (20), girou em torno de debates, discussões e propostas que irão elencar melhorias na gestão do trabalho, bem como na elaboração de novas políticas públicas voltadas para os trabalhadores, gestores e usuários da rede pública de saúde do município.
LEIA TAMBÉM: Vacinas podem evitar aumento de casos de gripe e dengue no período chuvoso
A vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Paula Matos, discursou na abertura dos trabalhos. Ela exaltou os profissionais que militam pelo SUS em Salvador, e destacou a importância do Conselho Municipal de Saúde, bem como da realização da 2ª CMGETS.
“Ao longo de pouco mais de um ano e meio, venho aprendendo com vocês, e lhes admirando cada vez mais, por essa contribuição social incomensurável para com o SUS no âmbito municipal, cuja maior riqueza são os profissionais que o fazem acontecer, de todas as categorias. Temos conquistado juntos muitas coisas importantes nesse último um ano de trabalho conjunto, mas ainda temos muito a fazer, e essa é uma oportunidade estratégica de união de esforços em prol da qualificação permanente e melhoria dos nossos fluxos e serviços”, declarou.
A gestora ainda defendeu a construção coletiva de estratégias enquanto trabalhadores e gestão, usuários e toda a rede de garantia de direitos.
“Que possamos consolidar de fato um SUS cada vez mais forte, e em parceria intersetorial com outras secretarias. Tivemos e temos muitas entregas a destacar, mas a mais importante é o compromisso em lutar pelo fortalecimento do SUS. De imediato temos a parceria, o trabalho conjunto, onde eu estiver me acionem, me demandem porque vocês terão sempre em mim uma defensora e uma aliada da rede SUS por todo o sempre”, acrescentou Ana Paula.
Caderno de Proposta
Os participantes produziram ainda diretrizes para a formulação da Política Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, centrada nas demandas atuais das trabalhadoras e dos trabalhadores do SUS.
De acordo com Everaldo Braga, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Salvador (CMSS), o evento possibilitou ainda a criação de um documento denominado Caderno de Proposta, que será entregue ao prefeito Bruno Reis e à vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos.
“A reunião desses grupos é muito importante para que possamos nos alinhar e debater os assuntos de interesse das esferas citadas priorizando a observação da rede municipal de saúde como um todo, discutindo propostas de transformação que irão reverberar positivamente no atendimento, na prestação de serviço, na gestão e também nas condições de trabalho. Tudo que foi produzido aqui será formalizado através do Caderno de Proposta e entregue aos gestores municipais responsáveis para análise e possível aplicação”, explica Braga.
Neste ano, a conferência traz o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer” e corresponde à Etapa Municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Na ocasião, também foram eleitos os representantes que irão discutir as propostas na Conferência Nacional, que será realizada em Brasília (DF), no mês de dezembro.