O Ministério da Saúde apontou a Bahia como referência devido ao seu eficiente plano de contingência no combate à Dengue, especialmente diante do período de chuvas que historicamente propicia um aumento na proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
Uma comunhão de esforços envolvendo várias instituições de saúde, Secretária da Saúde Municipal, Secretaria da Saúde do Estado, Agência de Vigilância Sanitária, Ministério Público, prefeituras municipais e outros órgãos visam combater esta epidemia nacional.
Mas, acima de tudo é bom salientar que cada pessoa é responsável por manter o ambiente limpo e monitorado contra possíveis focos da doença. Assim como a população deve facilitar o trabalho do Agente de Saúde que só vai fazer o bem para as famílias e comunidade.
Quando o agente de saúde ou de endemias bater, peça a identificação desse profissional e receba-o bem. A visita é rápida e tranquila, mas os efeitos para a sua saúde, da sua família e da sua vizinhança podem ser bastante duradouros. Por estarem em contato permanente com a comunidade onde trabalham, os agentes conhecem os principais problemas da região e, junto com a população, são fundamentais na busca da solução dessas questões (como o combate ao mosquito, por exemplo).