Vacinação contra a dengue vai ser ampliada nas escolas 

cOMPARTILHE:

Com o intuito de conscientizar o público–alvo que está recebendo a vacina da dengue, hoje pré-adolescentes entre 10 e a14 anos,  o Ministério da Saúde vai divulgar nos próximos dias o planejamento para levar a vacinação contra a dengue para as escolas. A ideia é vacinar mais crianças e adolescentes, mediante autorização dos responsáveis. O Brasil já tem mais de 1,2 milhão de casos prováveis e 278 mortes confirmadas. Ainda assim, só 15% das doses de vacinas distribuídas foram aplicadas.

A proposta é ampliar o combate ao mosquito Aedes aegypti e conscientizar a população sobre o aumento dos casos de dengue no país. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola, reestruturado no ano passado.A presença das equipes da SMS em escolas públicas e privadas também é outro facilitador. As instituições estão sendo contactadas pela pasta para o agendamento da vacinação, porém, também podem solicitar a ida das equipes de saúde, contactando o Distrito Sanitárioda sua região ou a unidade de saúde mais próxima. Desde o início da campanha, 40 unidades de ensino já foram beneficiadas.

A situação é preocupante e de  acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ao todo, 122 municípios baianos estão em estado de epidemia. Outros 51 estão em risco e 34 em alerta. São 29.982 casos prováveis até o dia 2 de março de 2024, marcando um aumento de 209,3 % em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Na Bahia, a nona morte causada pela Dengue foi confirmada pela Câmara Técnica da Sesab nesta terça-feira (5). A vítima morava em Vitória da Conquista e é o segundo óbito ocorrido no município do Sudoeste baiano neste ano. Os outros sete óbitos registrados aconteceram em Jacaraci (2), Piripá, Irecê, Feira de Santana, Barra do Choça e Ibiassucê.

 

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.