SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

Redação Olho na Saúde

contato@olhonasaude.com.br

O Sistema Único de Saúde (SUS) voltará a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a poliomielite a partir de 3 de agosto. A medida restabelece o esquema adotado até 2024, mas com uma mudança importante: todas as etapas da imunização passarão a utilizar exclusivamente a vacina injetável, produzida com vírus inativado. A decisão foi comunicada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) após recomendação da Câmara Técnica Assessora em Imunizações.

Com a atualização, o calendário vacinal será composto por três doses básicas aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade, seguidas por duas doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos. Até recentemente, o esquema previa apenas um reforço injetável, após a retirada da segunda dose devido à substituição gradual da vacina oral, conhecida como “gotinha”.

Segundo o Ministério da Saúde, a adoção exclusiva da vacina injetável busca ampliar a segurança da imunização. Embora raros, casos de mutação do vírus atenuado presente na vacina oral podem provocar a doença, motivo que levou o país a abandonar gradualmente o uso da “gotinha” e seguir uma tendência já adotada em diversas nações.

A orientação é que pais e responsáveis levem aos postos de saúde todas as crianças menores de 5 anos que ainda não completaram as cinco doses previstas. A atualização do esquema vacinal tem como objetivo reforçar a proteção contra a poliomielite e manter o Brasil livre da circulação do vírus, além de contribuir para o aumento das coberturas vacinais no país.

Compartilhe

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.