O Carnaval da Bahia começou com uma série de ações preventivas de saúde promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). A iniciativa inclui testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais, além da distribuição de preservativos e materiais informativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Para ampliar o acesso à saúde durante a festa, a Sesab montou quatro postos de testagem rápida, localizados na Barra e Ondina, em Salvador, e nos municípios de Porto Seguro e Rio de Contas. A novidade deste ano é a presença de equipes treinadas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo atendimento acessível a pessoas surdas.
Além da testagem, a campanha sinaliza para a importância do uso de preservativos durante a festa.
Os postos montados pela Sesab têm capacidade para realizar até mil testes por dia e devem distribuir aproximadamente 1 milhão de preservativos ao longo do Carnaval. Além da testagem, o serviço oferece tratamento imediato para sífilis nos casos positivos, com a aplicação da penicilina benzatina (Benzetacil) no próprio local.