Salvador detecta aumento no atendimento e casos de sífilis durante o carnaval

cOMPARTILHE:

A Prefeitura de Salvador divulgou o balanço da Saúde durante os seis dias de Carnaval na cidade na última quarta-feira de Cinzas (14). Para o ano de 2024, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) expandiu sua estrutura, visando otimizar o acesso aos primeiros socorros e prestar assistência a 5.687 foliões durante a festa momesca, com índice de resolutividade em mais de 95% dos casos.

Quinze módulos de saúde foram instalados em todos os circuitos e bairros que receberam a folia, além de 20 ambulâncias, 10 motolâncias e duas ambulanchas do SAMU 192 para intervenção rápida das ocorrências. O Hospital Municipal de Salvador e outras 17 unidades de urgência e emergência, incluindo uma para atendimento odontológico, também atuaram como retaguarda. A SMS mobilizou 163 médicos, quatro novos módulos de saúde e mais de 2 mil profissionais de diversas áreas, distribuídos em mais de 7 mil plantões.

Ana Paula Matos enfatizou: “Quero expressar a nossa gratidão a cada trabalhador que dedicou a sua capacidade técnica para garantir o cuidado integral dos pacientes. A cada ano estamos aperfeiçoando um novo modo de serviço público com foco na humanização, além do total compromisso de servir de forma que façamos a diferença na vida das pessoas.”

Seis equipes realizaram 301 atendimentos bucomaxilofaciais nos três principais circuitos da folia, com a maioria dos casos na região da Barra/Ondina. Os dois módulos do “Fique Sabendo” registraram aumento de mais de 25% nas testagens em comparação com o Carnaval de 2023, com 1.456 usuários do serviço e distribuição de mais de 770 mil unidades de preservativos.

Ao todo, foram contabilizados 1.456 usuários da testagem, sendo 771 do sexo masculino e 685 do sexo feminino. Entre eles, 5.824 realizaram testes para IST’s com 30 casos positivos para HIV, e 208 reagentes de sífilis.

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.