Salvador inicia vacinação contra a dengue; entenda como vai funcionar

Vacina sendo segurada

cOMPARTILHE:

O primeiro lote da vacina contra a dengue, com 56.493 doses, chegou a Salvador na manhã desta quinta-feira, 15. O início da vacinação será às 14h desta sexta-feira, 16, na sede da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), na Rua do Queimado, localizada no bairro da Liberdade. O imunizante será aplicado em 30 unidades de saúde de referência, distribuídas pelos 12 distritos da cidade, das 08 às 16h.

Essa primeira fase na capital baiana contemplará com o esquema primário os pré-adolescentes entre 10 e 11 anos. O público será ampliado de forma gradativa, de acordo com o recebimento de novos lotes. A faixa etária inicial conta com 87.307 pessoas.

Para receber a dose, deve ser apresentado documento de identificação com foto, cartão SUS de Salvador e caderneta de vacinação. A aplicação será feita somente na presença dos pais ou responsável legal, garantindo um acompanhamento adequado e a segurança das crianças e adolescentes. Para a vacinação nas escolas, as crianças deverão portar documento de autorização dos pais e ou responsáveis.

Além disso, é fundamental ressaltar a importância da vacinação contra a dengue para prevenir surtos e reduzir o impacto dessa doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A vacinação em massa contribui para a proteção individual e coletiva, ajudando a interromper a cadeia de transmissão do vírus e a proteger as comunidades contra epidemias.

Salvador contabiliza 158 casos confirmados de dengue na sexta semana epidemiológica, entre 31 de dezembro e 10 de fevereiro. O número representa redução de 65% das notificações quando comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 453 casos.

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.