A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador amplia nesta quinta-feira (07) a faixa etária para vacinação contra a dengue. A partir de agora, a dose estará disponível para crianças e pré-adolescentes de 10 a 14 anos na capital baiana.
Com o novo público, estão aptos 226 mil indivíduos. Até às 16h desta quarta-feira (6/3), o município protegeu 17,8 mil pequenos.
Para receber a dose, deve ser apresentado documento de identificação com foto, cartão SUS de Salvador e caderneta de vacinação. Vale destacar que a aplicação será feita somente na presença dos pais ou responsável legal, garantindo um acompanhamento adequado e a segurança das crianças e adolescentes. Para vacinação nas escolas, as crianças deverão portar documento de autorização dos pais e ou responsáveis.
“Intensificamos as atividades de monitoramento e prevenção, bem como reforçamos a conscientização sobre prevenção junto à população contra a dengue. A inclusão da vacina é mais uma ferramenta de extrema importância no SUS para se evitar casos graves da doença, principalmente óbitos, em pessoas que são mais vulneráveis ao agravo. Com o avanço da imunização, esperamos que a dengue seja classificada como mais uma doença imunoprevenível, mas o enfrentamento contra o mosquito Aedes deverá continuar sendo prioridade de cada cidadão se juntando a nós enquanto poder público ”, explica a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos.