A acadêmica , Reine Marie Chaves Fonseca, fundadora e diretora do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia,( CEDEBA), foi homenageada com a outorga da Medalha do Mérito Professor João Fernandes da Cunha, no dia 21 de maio, em noite de festa realizada no auditório da Fundação João Fernandes da Cunha, oportunidade que marcou a celebração do 31⁰ aniversário da instituição.
Após saudar a Sra. Zenaide Sento-Sé Fernandes da Cunha Almeida, representando todos os participantes e
agradecer a homenagem à diretoria da Fundação João Fernandes da Cunha, Reine Chaves fez um pronunciamento marcado pela sensibilidade ,enaltecendo o nobre exercício da arte da Medicina de cuidar das pessoas do corpo e da alma.
A homenageada citou o escritor Antoine de Saint Exupéry, que já dizia em Terra dos Homens: ¨A grandeza de uma profissão é antes de tudo unir os homens! Ser Homem é sentir-se responsável pelo destino dos homens na medida do seu trabalho. É sentir vergonha face a uma miséria que não parece depender de si. É sentir-se colocando sua pedra na construção do mundo!”
O CEDEBA
Reine Chaves destacou a oportunidade que a vida lhe ofereceu para fundar o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia com a missão de prestar assistência especializada nas áreas de Diabetes Mellitus e Endocrinologia Geral à população do nosso Estado , capacitar e desenvolver recursos humanos, assessorar a organização de serviços de saúde nas áreas de sua atuação e desenvolver pesquisas clínicas e epidemiológicas, em benefício da coletividade.
“Lideramos hoje uma equipe multiprofissional com 288 funcionários , que atendem a cerca de 100.000 pacientes já cadastrados na nossa unidade ao longo dos 31 anos de existência. Perseguimos a nossa visão: buscamos prestar um serviço de excelência de forma integrada, com equipe interdisciplinar, nas áreas de Diabetes Mellitus e Endocrinologia, subsidiando as políticas de saúde nestas áreas, através de um Sistema de Informação e Regulação que favoreça atenção plena a população – alvo, dentro do Sistema Único de Saúde”, afirmou Chaves.
E a médica continuou enfática, “treinamos e capacitamos profissionais de saúde de 89% dos 417 municípios da Bahia, e desde a pandemia em 2020, implantamos a tele triagem e a tele consultoria para atender pacientes de forma síncrona ou assíncrona através da equipe de atenção básica dos municípios; formamos profissionais através de uma residência médica em Endocrinologia, hoje bem reconhecida no cenário Nacional; e somos referência para estágios curriculares nas diversas áreas de atuação do nosso Centro”.
O EDUCADOR
O Professor João Fernandes da Cunha, foi graduado em Ciências Contábeis, Jornalismo e Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia, e destacou-se por dividir o trabalho nas Instituições bancárias, com o ensino. Ensinar sempre foi sua paixão, participando ativamente da reforma universitária da UFBA em 1970 nas faculdades de ciências Econômicas e Contábeis.