Que absurdo: Fechamento dos Hospitais de Custódia e Tratamentos Psiquiátricos

cOMPARTILHE:

Por: Elane Varjão

O Conselho Federal de Medicina (CFM junto com outras entidades médicas manifestou-se contrariamente à Resolução nº 487/23 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ que prevê o fechamento de todos os Hospitais de Custódia e Tratamentos Psiquiátricos no país. Em nota pulicada noseu site, o CFM alerta que faltam 07 dias para que 5.800 presos sejam soltos valendo-se do disposto da Resolução.
Ainda na nota, os médicos não foram consultados sobre esta medida que trará mudanças profundas para a saúde mental pública brasileira e também para a segurança pública. São muitos alertas! O sistema público de saúde e o sistema prisional comum não estão preparados para receber todas essas pessoas, por isso haverá abandono do tratamento médico, aumento da violência, aumento de criminosos com doenças mentais em prisões comuns, recidiva criminal, dentre outros prejuízos sociais.
Outro quesito importante , esta situação coloca mais em risco os profissionais de saúde. Nós vemos constantemente casos de pacientes que agridem médicos e profissionais de saúde nos postos médicos, nos hospitais, nas Upas. Com a resolução estes profissionais vão ter que atender pacientes com problemas mentais de diversa ordem e que estavam custodiados.
Enfim,se a situação de insegurança pública e violência no país está em crescimento, avalie agora com esta população de custodiados fora dos hospitais. Só temos a lamentar. Um assunto que deve ser amplamente debatido pelas entidades médicas nacionais e locais.

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.