A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), promoveu mais uma ação intensiva do programa Sesau Fila Zero. Desta vez, a iniciativa, realizada, neste sábado (25), alcançou aproximadamente 800 moradores de Vila de Abrantes e regiões adjacentes, oferecendo uma variedade de atendimentos médicos e procedimentos.
Os serviços foram disponibilizados ao longo do dia, das 7h às 17h, na Unidade Básica de Saúde (UBS), localizado na Avenida Tiradentes. A ação contempiou os usuários que já tinham solicitações agendadas através da Marcação integrada. A oferta de serviços incluiu consultas de ortopedia, oftalmologia, cardiologia, além de exames laboratoriais, eletrocardiograma, ultrassonografia e doppler.
Acompanhando a prestação de serviços, o gestor da Sesau, Elias Natan, comentou sobre a importância da ação para reduzir a demanda reprimida de atendimentos aos pacientes. “A estratégia dessa ação é poder ampliar o acesso da população através dos procedimentos. Nos aproveitamos o sábado, para que as pessoas possam se deslocar para a unidade de saúde. Convocamos previamente as pessoas que estão na Lista Única para que a gente possa ir diminuindo essa fila e a população tenha um acesso mais facilitado às ações de saúde, enfatizou.
A responsável pela Diretoria de Controle e Regulação do SUS. Elba Brito, ressaltou o compromisso da pasta em atender a população de Vilas de Abrantes, incluindo a comunidade de Fonte da Caixa, Buris de Abrantes e Catu de Abrantes. “A ação é voltada para as localidades que possuem mais volume de filas e com procedimentos com maior demanda.
A estudante, Yasmim Araújo, de 19 anos, aproveitou a oportunidade para realizar os procedimentos que estavam pendentes. começando com a realização dos exames de laboratório. “Está sendo maravilhoso. É uma boa oportunidade para quem precisa.
O morador de Vilas de Abrantes, Edvan Rabelo Lima, de 49 anos, expressou sua gratidão pela oferta dos serviços. “A ação está sendo ótima, acho que deveria se repetir mais vezes. Saúde é coisa séria e até com a oportunidade tem pessoas que não comparecem, salientou acrescentando. “hoje já passei por ortopedista, agora estou passando por laboratório e vou fazer o ultrassom. Está sendo excelente. Agradeço ao prefeito e a secretaria, e que continuem com essa coisa boa”.
Também aproveitando a oportunidade, a aposentada Cleuza Maria, de 73 anos, fez questão de parabenizar o atendimento. “Eu já sou atendida há muitos anos aqui no posto e é excelente, dos funcionários da limpeza aos médicos, todos me atendem muito bem. Ja passei pelo ortopedista, ainda vou passar no laboratório. Está maravilhoso, disse.
Conforme a Sesau, a ação seguirá sendo realizada tanto na costa quanto na sede, com a próxima localidade a ser contemplada na
região do Gravatá