PrEP: a pílula revolucionária ao HIV/Aids

cOMPARTILHE:

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é uma ferramenta altamente efetiva na prevenção do HIV, capaz de reduzir em mais de 90% o risco de infecção. Ela tem sido uma das principais estratégias de prevenção implementadas pelo Ministério da Saúde no Brasil desde 2017.

“A PrEP não é apenas uma tecnologia biomédica altamente eficaz. Sua oferta e uso dependem de condições políticas, programáticas, socioeconômicas e comportamentais. Para adolescentes e jovens, grupo em que se observa um aumento nas taxas de infecção pelo HIV, é essencial garantir acesso a serviços de saúde com confidencialidade, sem a exigência da presença ou autorização de pais ou responsáveis”, explica Inês Dourado, professora titular do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia.

Voltada especialmente para população-chave mais vulneráveis à infecção, como homens que fazem sexo com homens (HSH), pessoas trans, trabalhadores do sexo e casais sorodiferentes, a PrEP está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

O medicamento consiste na combinação dos antirretrovirais tenofovir e emtricitabina, e sua eficácia na prevenção do HIV chega a mais de 90% quando usada corretamente, conclui Dourado.

Comente:

Deixe um comentário

# Últimas notícias

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.