Prefeitura leva serviços de Saúde e CadÚnico para recicladores atuantes em festas populares e carnaval de Salvador

cOMPARTILHE:

Ação inédita visa proteger trabalhadores de doenças evitáveis, bem como orientar para preservação da saúde durante as atividades

Para garantir a segurança da saúde de recicladores atuantes em festas populares e no carnaval de Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará uma mobilização inédita com serviços para este público.

A iniciativa ofertará vacinas do Calendário Básico, ou seja, de rotina, como Hepatite B, dT (contra o tétano), Febre Amarela e Tríplice Viral, bem como as de Campanhas vigentes que são Influenza e Reforço Bivalente; testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV, Hepatites e Sífilis); atendimento médico e odontológico com palestras sobre escovação e cuidados bucais. A ação acontece em parceria com a Secretaria Promoção Social, Combate à pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), que vai disponibilizar atualização do CAD Único aos trabalhadores alvos da mobilização.

O cronograma será feito através de busca ativa, ou seja, as equipes de Saúde vão aos locais, para contemplar, tanto os trabalhadores vinculados a cooperativas, como os autônomos.

Nesta segunda-feira, (04/12), de 07:30 às 15h, a Cooperbrava – Cooperativa dos Recicladores da Unidade de Canabrava serão assistidos pela mobilização. A Saúde do Trabalhador também estará na atividade através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) para orientar sobre acidentes de trabalho.

De acordo com a vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos, a expectativa é que mais de 350 recicladores sejam beneficiados com a ação. “Com a aproximação das festas populares e do nosso carnaval estamos priorizando os cuidados com quem contribui de forma significativa com essas celebrações. O trabalho deles é essencial para o equilíbrio do ordenamento público e do meio ambiente, não poderíamos deixar de assistir a essa parte da população para garantir todo o cuidado e zelo com a saúde deles”.

O secretário da Sempre, Júnior Magalhães afirmou que “uma das missões da Secretaria é levar o benefício socioassistencial a quem mais precisa, e é isso que estamos exercendo com essa ação. A maioria daqueles que trabalham com o comércio informal, nas festas populares, geralmente está buscando a geração de trabalho e renda, durante as festividades. Por isso, poder fazer a inscrição e atualização do Cadúnico, umas das portas de acesso para os serviços e programas sociais, com toda certeza, auxiliará os assistidos na superação de situações de vulnerabilidade econômica e social”.

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.