Pesquisa: proteínas podem antecipar diagnóstico de câncer em até sete anos

cOMPARTILHE:

*Foto: Sayonara Moreno / Agência Brasil

Uma nova descoberta pode revolucionar a detecção precoce do câncer. Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, identificaram proteínas no sangue que podem ajudar a detectar tumores malignos até sete anos antes do diagnóstico tradicional.

Confira o estudo completo

Os resultados, publicados na revista Nature Communications, mostram que 618 proteínas estão associadas a 19 tipos de câncer. Entre essas, 107 foram encontradas em amostras de sangue de pessoas coletadas sete anos antes de qualquer sintoma.

Para o estudo, os cientistas usaram uma técnica chamada proteômica, que permite analisar um grande conjunto de proteínas de uma só vez. Em uma única amostra de sangue, foram examinadas 1.463 proteínas.

A pesquisa foi dividida em duas partes. No primeiro estudo, os cientistas analisaram amostras de sangue de mais de 44 mil pessoas, das quais 4.900 foram diagnosticadas com câncer mais tarde. Eles encontraram diferenças em 182 proteínas no sangue três anos antes do diagnóstico.

No segundo estudo, foram analisados mais de 300 mil dados genéticos de casos de câncer em busca de proteínas no sangue associadas ao desenvolvimento da doença.

Os pesquisadores identificaram 40 proteínas que influenciam o risco de uma pessoa contrair 9 tipos diferentes de câncer.

Karl Smith-Byrne, o primeiro autor do artigo, comemorou a descoberta, afirmando que isso nos aproxima da capacidade de prevenir o câncer com medicamentos específicos.

O próximo passo dos pesquisadores é entender o papel dessas proteínas no desenvolvimento do câncer e como fazer testes confiáveis nos hospitais.

Iain Foulkes, outro pesquisador do estudo, destacou que essas descobertas são um passo importante para a oferta de terapias preventivas.

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.