Dados divulgados pelo Covitel 2023 nesta quinta-feira (29) alertam sobre os hábitos dos brasileiros, sobretudo entre as idades de 18 e 24 anos. Segundo o relatório, 40,3% dos jovens estão com excesso de peso (soma de pessoas com sobrepeso e com obesidade). A obesidade aumentou 90% nesta faixa etária – de 9% para 17,1%.
Os jovens também lideram rankings que não são motivos de orgulho: são os que menos consomem frutas, verduras e legumes e estão no topo dos que usam dispositivos como celulares, tablets ou televisão três horas ou mais por dia para lazer.
O levantamento 9 nove mil brasileiros, de capitais e cidades do interior das cinco regiões do Brasil, por telefone (fixo e celular), entre janeiro e abril de 2023. Essa é a segunda edição do relatório, que tem como objetivo gerar dados sobre os fatores de risco de condições crônicas não transmissíveis.
Entre os jovens de 18 a 24 anos: 40,3% estão comexcesso de peso(soma de pessoas com sobrepeso e com obesidade). A obesidade aumentou 90% nesta faixa etária – de 9% para 17,1% ; 31,6% já receberam diagnóstico médico de ansiedade e 14,1%,de depressão; 32,6% relataram episódio de consumo abusivo de álcool (quatro doses ou mais para mulheres e cinco doses ou mais para homens em uma mesma ocasião).
Fonte: G1 / Imagem: Google