O Hospital Aristides Maltez, referência em tratamento de câncer no país, vem desenvolvendo uma série de atividades dentro da programação do Outubro Rosa. O objetivo é despertar e orientar a população sobre a importância do combate ao câncer de mama.
A médica Ana Cláudia Imbassahy, coordenadora do Setor de Mastologia do HAM, destaca que a campanha é realizada internacionalmente e o símbolo maior é o laço rosa. Toda equipe do hospital está envolvida e, durante este mês, estão acontecendo diversas medidas para evidenciar a importância do movimento, como palestras, panfletagem e atividades direcionados ao tema – incentivando a realização do exame.“Este ano já aconteceram dois mutirões para detecção do câncer de mama. No último, em agosto, foram descobertos 44 novos casos, onde as pacientes foram matriculadas no hospital e já estão em tratamento.”
Imbassahy ainda evidencia que o foco maior deste mês é orientar e oferecer exames específicos para detectar a doença. Além disso, já está programado outro mutirão para o dia 11 de novembro, em parceria com o Instituto Protea.
A médica ainda confirma que esta é a principal maneira de chamar a atenção sobre a realização dos exames preventivos e estimular a participação popular, empresas e entidades, uma vez que somente através do combate que se pode redesenhar o contexto que acomete tantas mulheres.
Existem vários tipos de câncer de mama – alguns com desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico e possibilitam melhores resultados estéticos.