O que é a síndrome do túnel do carpo?

cOMPARTILHE:

Apesar de não oferecer grandes riscos à saúde, a síndrome do túnel do carpo pode ser bem incômoda. Entre os sintomas, formigamento, dores nos dedos e até a dificuldade de realizar alguns movimentos com a mão.

Descubra como ela acontece e o que pode ser feito a respeito:

1. A raiz do problema

Tudo começa com uma compressão do nervo mediano, um dos principais das mãos. Responsável pela sensibilidade dos dedos polegar, indicador, médio e parte do anelar, ele passa pelo punho sob o ligamento carpal e por uma estrutura conhecida como túnel do carpo, palavra grega para pulso.

2. Aperto no túnel

Os sintomas acontecem quando o espaço de passagem fica menor do que o normal e o nervo é fisicamente comprimido. Pode ser, por exemplo, pelo acúmulo de líquidos típico da gestação, por uma inflamação no tendão, por um trauma ou ainda
por predisposição genética.

3. Conexão desligada

Em casos mais leves de compressão, o nervo ainda consegue funcionar, mas seus impulsos elétricos, que transmitem informações entre a mão e o cérebro, circulam com certa dificuldade. Daí podem surgir formigamento, sensação de choque ou desconforto inespecífico na região enervada por ele.

4. Falha no processo

Além de garantir a sensibilidade dos dedos, o nervo também responde por parte de sua capacidade motora. Se o aperto for grave, uma ordem para fazer força ou segurar um objeto não chega a eles. O movimento de pinça fica comprometido e tarefas habituais podem se tornar penosas.

E ficar muito tempo no celular ou computador?

É comum ouvir que existe relação, mas ainda não há consenso sobre o assunto.

O que se sabe é que passar muito tempo com a mão na mesma posição pode comprimir o nervo, mesmo que temporariamente, provocando os sintomas.

O movimento repetitivo também leva ao inchaço dos tendões, que disputam espaço no túnel.

Fonte: Veja

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.