Fazer xixi na cama pode ser algo normal quando as crianças são pequeninas, mas acima dos cinco anos pode trazer traumas psicológicos.
Pensando em solucionar este problema, que muitas vezes leva à prática do ‘bullying’, e ajudar no resgate da autoestima dos pequenos, o urologista pediátrico brasileiro Ubirajara Barroso Jr. e o americano Andrew Kirsch desenvolveram um aparelho que condiciona a criança a acordar quando a bexiga está cheia.
Segundo Barroso Jr., o Soluu™, nome do equipamento que trata a enurese noturna em crianças, é mais efetivo do que os alarmes existentes atualmente.
Crianças acima de 5 anos que ainda apresentam episódios de xixi na cama, mesmo que uma vez a cada semana, e que isso gere incômodo social, já devem ser tratadas.
“Após os 7 anos, o tratamento médico é obrigatório, pois estudos mostram que a partir dessa idade começa a haver redução da autoestima e outros problemas emocionais em associação à enurese”, explica Barroso Jr.,
O Soluu™ está em fase final de estudo randomizado na Escola Bahiana de Medicina através do uso de protótipos.
Ainda sem data prevista, o novo dispositivo para tratar o xixi na cama será submetido à avaliação da Anvisa para chegar ao mercado brasileiro.