Neste sábado (31), o psicólogo baiano George Barbosa vai conduzir a terceira edição do minicurso Saúde Mental Racializada, que tem como proposta um diálogo sobre o impacto do racismo estrutural na dinâmica dos afetos entre as relações interpessoais. O evento será realizado na UNEB, no auditório do Departamento de Educação (DEDC), das 9h às 11h50. Os temas do terceiro módulo incluem afeto, família, maternidade solo das mães pretas e demais relacionamentos afrocentrados. Inscrições disponíveis no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/minicurso-saude-mental-racializada/2589937
O curso traz na sua abordagem a conduta do profissional de psicologia e a necessidade de colocar em discussão pautas como o cuidado especializado da saúde mental da população negra. Psicólogo clínico afrocentrado e idealizador do projeto “Terapia nos Bairros”, George Barbosa é nome de destaque no enfrentamento ao racismo e representatividade negra na terapia.
“Neste terceiro módulo do curso vamos falar sobre as relações interpessoais, afetivas e familiares dentro do contexto de famílias pretas, com temas como mães narcisistas, paternidade negra, relacionamento monogâmico, não-monogâmico e todos esses entraves que envolvem relacionamentos interpessoais com pessoas negras”, destaca George.