Morre a atriz Aracy Balabanian; artista lutava contra um câncer de pulmão

cOMPARTILHE:

Morre no Rio de Janeiro a atriz Aracy Balabanian, aos 83 anos. A artista estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela fazia um tratamento contra um câncer de pulmão desde o fim do ano passado.

Embora lutasse contra a doença, a causa oficial da morte ainda não foi divulgada. Uma das últimas imagens de Aracy foi de um encontro com atriz Claudia Raia e o filho, Luca, em uma visita íntima ao Rio de Janeiro no mês passado.

Câncer de pulmão

Estima-se que para cada ano do triênio 2023/2025, sejam diagnosticados no Brasil 32.560 novos casos de câncer de pulmão, traqueia e brônquios (18.020 em homens e 14.540 em mulheres). Esses números correspondem a um risco estimado de 17,06 casos novos a cada 100 mil em homens e 13,15 para cada 100 mil em mulheres, as informações são do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O câncer de pulmão afeta, principalmente, pessoas mais idosas. A maioria dos pacientes diagnosticados com esse tipo de câncer tem 65 anos ou mais, enquanto um pequeno percentual de casos é diagnosticado em pessoas com menos de 45 anos. A idade média no momento do diagnóstico é de 70 anos. No Brasil, a doença foi responsável por mais de 28 mil óbitos em 2020. No fim do século XX, essa doença se tornou uma das principais causas de morte evitáveis; o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão, no qual se deve evitar para uma vida mais sadia.

De acordo com profissionais da saúde, as estatísticas de sobrevida em pacientes com câncer de pulmão variam de acordo com o grau da doença no momento do diagnóstico. Apesar do prognóstico não ser muito otimista, alguns pacientes diagnosticados em estágio inicial são curados.

Foto: Reprodução / Internet

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.