O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (15), a ampliação do uso do medicamento donepezila para pacientes com formas graves da doença de Alzheimer no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União.
Até então, o remédio era disponibilizado apenas para pessoas com quadros leves ou moderados da doença. A donepezila auxilia na preservação das funções cognitivas e na manutenção da capacidade funcional dos pacientes.
De acordo com nota do Ministério da Saúde, a partir de agora, pacientes em estágio grave da doença poderão utilizar a donepezila, isoladamente ou em combinação com a memantina — medicação já oferecida pelo SUS. A estimativa é de que cerca de 10 mil pacientes sejam beneficiados no primeiro ano após a ampliação da oferta.
“O cuidado contínuo por meio desses medicamentos auxilia na redução de sintomas da doença, como confusão mental, apatia e alterações de comportamento nos pacientes”, ressaltou o comunicado oficial.